Para Educadores e Pais | Aspectos Pedagógicos



Educação Musical Infantil

A música deve estar sempre presente no dia a dia da criança. Bem-cultivada, contribui para o seu desenvolvimento, ampliando a capacidade de percepção, expressão e reflexão. Existe uma afinidade mágica da criança com a linguagem musical que deve ser explorada e vinculada ao contexto educacional.

Desde a pré-escola, a conscientização dos parâmetros de som, ou seja, ritmo, intensidade, duração, timbre, ideias sonoras, assim como a poesia das letras são estímulos para seu aprendizado. De maneira enriquecedora favorece a memória auditiva, o trabalho vocal, a linguagem, o vocabulário, a interpretação de texto e a expressão corporal. As áreas a serem desenvolvidas podem estar em sintonia com a música.

A educação infantil brasileira segue o repertório clássico transmitindo às crianças nossa cultura folclórica e tradicional. O Projeto Espantaxim apresenta como contribuição uma proposta de obras inéditas e uma roupagem musical atualizada. Aborda diferentes ritmos e segue o gênero canção, que integra “poesia” (linguagem) e “música”, e pode expressar sentimentos e situações bem-definidas: datas comemorativas, hora de dormir, brincar, aprender, dançar, festejar etc.

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Aspectos pedagógicos

Nas páginas de introdução do livro Espantaxim e o Castelinho Mágico -
14 canções de Dulce Auriemo
, existe um capítulo especial dedicado a educadores, pais e avós. Este foi o primeiro livro publicado e neste capítulo você encontrará toda a essência da obra, com informações sobre o repertório e aspectos pedagógicos que poderão ser utilizados nas escolas.





Workshop - Capacitação de Agentes Multiplicadores do Projeto Literário e Musical Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico

É destinado a educadores que desejam utilizar o Projeto em sala de aula durante o ano letivo, como material de apoio curricular explorando corretamente todo o seu conteúdo.