Para Educadores e Pais | Atividades Educativas
Nas páginas de introdução do livro Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo, existe um capítulo especial dedicado a educadores, com informações sobre o repertório e os aspectos pedagógicos da obra, que poderão ser utilizados nas escolas.
Dulce Auriemo criou o projeto Espantaxim e o Castelinho Mágico com a intenção de oferecer uma contribuição à literatura musical infantil brasileira e despertar nas crianças o interesse pela música, leitura e poesia.
Aqui estão algumas sugestões.
O tema da música é o Indiozinho Abubi, que vive no Alto Xingu, no meio da Floresta Amazônica. Estimula as crianças a conhecerem o índio brasileiro, sua importância na história, assim como seus rituais, hábitos e costumes. A poesia introduz algumas palavras indígenas ao vocabulário infantil. Melodia e ritmo fluem como os cânticos locais. Destaca-se o timbre dos instrumentos de percussão utilizados por eles.
O refrão sugere a amizade entre dois irmãozinhos, reforçando o sentido de proteger o irmão. É apropriada para coreografias que ilustram o Dia do Índio.
A música “Dentucinho” incentiva o conhecimento da lateralidade na criança: lado direito e esquerdo de seu corpinho, ao fazer gestos com as mãozinhas para imitar as orelhas do coelhinho – em pé e dobrada.
Poderá ser utilizada também para o trabalho de conhecimento das preferências alimentares dos animais. É bem apropriada como coreografia, principalmente na época de Páscoa.
A música “Sorveteiro” destaca esse personagem tão esperado na praia, nos dias de verão. Mostra para as crianças em fase pré-escolar as noções de quente e frio: o sol é quente e derrete o sorvete, que é gelado. Transmite um sentido educacional de organização (fazer fila) e respeito ao próximo para alcançarmos um objetivo desejado.
Pela mensagem da letra e ritmo contagiante – o frevo-canção – é apropriada para comemorar a chegada das férias e épocas festivas.