Para Educadores e Pais | Atividades: Dentucinho
O tema destaca o coelhinho, tão querido pelas crianças.
O refrão da música trabalha a lateralidade
Ele tinha orelhinha dobrada
A direita ficava em pé...
A esquerda ficava deitada
A música “Dentucinho” incentiva o conhecimento da lateralidade na criança: lado direito e esquerdo de seu corpinho, ao fazer gestos com as mãozinhas para imitar as orelhas do coelhinho – em pé e dobrada.
Poderá ser utilizada também para o trabalho de conhecimento das preferências alimentares dos animais. É bem apropriada como coreografia, principalmente na época de Páscoa.
Esse texto explicativo está no Livro/CD Espantaxim e o Castelinho Mágico" – 14 canções de Dulce Auriemo, no capítulo “Aspectos Pedagógicos”, destinado aos pais e educadores.
Para trabalhar a música em classe, o professor deverá reunir as crianças e ouvir a música "Dentucinho" – faixa 7 do CD Espantaxim e o Castelinho Mágico, de Dulce Auriemo.
Colocar a música "Dentucinho" para tocar e propor às crianças que dancem ou pulem enquanto a música estiver sendo executada.
Ao tocar o refrão:
"Coitadinho do meu coelhinho / Ele tinha orelhinha dobrada / A direita ficava em pé / A esquerda ficava deitada", as crianças deverão levantar a mão direita estendida e levantar a mão esquerda dobrada, conforme diz o refrão.
Repetir diversas vezes a brincadeira. A professora irá perceber que as crianças já ficaram familiarizadas com a letra e estarão prontas para a leitura do texto.
Ler a letra da música/poema "Dentucinho", na página 54 do livro Espantaxim e o Castelinho Mágico, de Dulce Auriemo.
Fazer um desenho do coelho Dentucinho como personagem principal, lembrando suas orelhas características.
Explorar o local de uma horta/jardim. Explicar o processo de crescimento das plantas, dos vegetais, principalmente o de uma cenoura.
Na falta de espaço para se ter uma horta/jardim e plantar cenouras, sugerimos plantar feijão num copo para mostrar e acompanhar seu crescimento.
Lateralidade: trabalhar os lados direito e esquerdo (pernas e braços) com criatividade.
Equilíbrio: andar pé ante pé em cima de uma linha desenhada no chão; pular com o pé direito, depois só com o pé esquerdo; girar o corpo para a direita, depois para a esquerda.
Trabalhar a noção de subir e descer.
Rima: convidar as crianças para brincarem com rimas, escolhendo palavras que terminem com o mesmo som. Ex: trapalhada-almofada, salsão-confusão etc.
Pedir às crianças que façam uma fila e depois uma bagunça. Ir alternando, fila e bagunça, para, finalmente, ao fazer uma fila organizada, receber uma folha desenhada com um coelho ou um ovo de Páscoa.
Desenhar em papel cartão uma cenoura e pedir para cada aluno pintar a sua, para montarem um mural com todas as cenouras, formando uma horta.
Confeccionar um par de orelhas (colando algodão por cima) para colocar na cabeça de cada criança ou uma máscara de coelho com as orelhas características do Dentucinho (a direita de pé, a esquerda deitada).
Trabalhar os alimentos preferidos dos animais. Ex: vaca se alimenta com capim; coelho gosta de cenoura; passarinho come alpiste etc.