Para Educadores e Pais | Atividades: Sorveteiro

sorveteiro-geladinho

geladinho

A música “Sorveteiro” destaca esse personagem tão esperado na praia, nos dias de verão. Mostra para as crianças em fase pré-escolar as noções de quente e frio: o sol é quente e derrete o sorvete que é gelado.

Transmite um sentido educacional de organização (fazer fila) e respeito ao próximo para alcançarmos um objetivo desejado.

Pela mensagem da letra e ritmo contagiante, o frevo-canção é apropriado para comemorar a chegada das férias e épocas festivas.



explorando


apresentacao-musica

O professor deverá reunir as crianças e ouvir a música “Sorveteiro”, faixa 10 do CD Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo.

brincadeira

Alguém deverá ficar no controle do som. Propor às crianças que dancem ou pulem enquanto a música tocar. Procurar fazer com que as crianças dancem no ritmo. Interromper a música no meio, quando a criança deve parar como estátua.

Logo em seguida colocar a música novamente, para que voltem a dançar e pular. Repetir diversas vezes a brincadeira. A professora irá perceber que os alunos já estão familiarizados com a letra e, portanto, prontos para a leitura do texto.

leitura-texto

Ler a letra da música “Sorveteiro”, página 41 do livro Espantaxim e o Castelinho Mágico –14 canções de Dulce Auriemo.

Essa música foi composta pela autora, inspirada em um sorveteiro, muito simpático e alegre, que existia na praia de Baraqueçaba, em São Sebastião, litoral do Estado de São Paulo.

A letra foi escrita na primeira pessoa do singular. É a fala do sorveteiro que chega cantando, sem se preocupar com a concordância entre os pronomes.

Pra matar a sua sede
vou te dar um de limão

É o que chamamos liberdade poética do autor.

descricao-caracterizacao

Fazer um desenho do Sorveteiro como personagem principal.

estudo-meio

Explorar o ambiente de praia trabalhando as características desse local (areia, água do mar, conchas...); mostrar fotos, filmes e, se possível ir até uma praia.
Estudo dos cinco sentidos

VISÃO

bulletTrabalhar a diferença entre dia e noite, claro e escuro.
bulletBrincar com sombras (levar as crianças ao sol para verem as suas sombras; projetar sombras na parede com ajuda de lanterna etc.)
bulletFazer a associação das frutas, suas cores e tonalidades (ex.: morango = vermelho).

AUDIÇÃO

bulletOuvir a música e bater palmas no ritmo.
bulletPedir para todas as crianças imitarem o som do riso e do choro.

OLFATO

bulletDespertar a percepção dos diferentes cheiros das frutas.
bulletDistinguir odores (agradáveis ou não).

PALADAR

bulletReconhecer os quatro sabores primários: o ácido, o salgado, o amargo e o doce, mostrando diferentes tipos de alimentos.
bulletNoções de fome/sede (fome = comer / sede = beber).

TATO

bulletConvidar o aluno a tocar os objetos, com os olhos vendados e dizer se é algo quente ou frio, áspero ou macio, seco ou úmido etc.

atividades

RIMA: convidar as crianças para brincarem com rimas, escolhendo palavras que terminem com o mesmo som. Ex: pular-dançar, andar-brincar, correr-crescer etc.

FILA: explicar o que é fazer fila; a importância de sua organização e as várias formas de fila que podem ser feitas, Ex.: por idade, por tamanho etc.

brincadeira

Pedir às crianças que façam uma fila e depois uma bagunça. Ir alternando, fila e bagunça, para, finalmente, ao fazer uma fila organizada, receber uma folha desenhada com um sorvete de massa (cone e bola de sorvete) para colorir.

mural

Desenhar em papel cartão um picolé e pedir para cada aluno pintar e escrever o seu sabor preferido. Colar um palito de madeira no picolé e montar um mural com todos os sorvetes.

entrevista

Entrevistar um sorveteiro.

artes

Escolher alunos para serem os sorveteiros e outros, os compradores, que terão de fazer a fila para comprar o sorvete com dinheirinho confeccionado por eles (noção de compra e venda).

trabalhar

Trabalhar as quatro estações do ano
Primavera, verão, outono, inverno.